Quer saber como aumentar os resultados do seu negócio e se sobressair em sua área de atuação, a partir de uma estratégia que traga retornos e ainda caiba dentro do seu orçamento? Então, se liga no nosso conteúdo de hoje!
O Marketing Digital se faz mais popular a cada dia que passa, seja para as empresas ou mesmo para as pessoas que empreendem individualmente. Divulgar um produto ou serviço pela internet é possível para todos, bastando para isso ter uma conexão estável de internet e saber as noções básicas de como criar ações e campanhas efetivas.
Tendo isso em vista, o Marketing Digital objetiva a disseminação de conteúdo útil, de forma a estreitar o relacionamento com o público e a partir disso elevar o número de vendas, ao mesmo tempo em que se fortalece a imagem da marca.
Além disso, é importante dizer que, levando-se em conta o mercado atual, as empresas que não estão no “mundo on-line” estão praticamente invisíveis diante dos olhos do público, e mais que isso: acabam vencidas pela concorrência.
Então, confira agora quais são as melhores estratégias de marketing para o seu negócio se sobressair no mercado e conquistar credibilidade e um melhor faturamento. Continue a leitura!
Índice
1 – Conteúdo nas redes sociais/blog
Este tópico é sobre um dos pilares do Marketing Digital: a oferta de conteúdo valioso como moeda de troca com os clientes.
O Marketing de Conteúdo faz parte do Marketing Digital e funciona como uma isca para atrair visitantes, converter e qualificar leads para vendas, além de fortalecer o branding de um negócio.
Porém, para oferecer informações relevantes é importante que você conheça muito bem sua persona (perfil de cliente ideal) e foque em oferecer conteúdos que proponham as soluções para os problemas das pessoas que compõem esse perfil.
Na prática é mais ou menos assim: suponha que uma pessoa tem interesse em contratar um convênio dentista, mas ainda possui muitas dúvidas, como questões de valores, melhores opções de desconto, tipos de planos etc.
Então, o conteúdo a ser criado precisa atender ao propósito de falar sobre o convênio dentário ideal e suas especificidades como: preço, cobertura, carência e por aí vai.
Os formatos mais interessantes para distribuir conteúdo relevante são:
- Redes sociais (por meio de vídeos e fotos);
- Blog;
- Infográficos;
- E-book;
- E-mail marketing.
2 – Links patrocinados
Os anúncios impulsionados são um ótimo recurso para quem visa resultados rápidos.
O Google Ads, por exemplo, é de onde vem a maior parte da receita da Google, justamente por ser uma plataforma com ótimo Retorno Sobre Investimento – ROI.
Os links patrocinados podem ser inseridos nos buscadores de acordo com a pesquisa e o termo usado pelo usuário ou em redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.
Nesse tipo de propaganda, os anúncios geralmente são estruturados a partir de palavras-chave relacionadas ao produto, serviço e/ou segmento de mercado, e as principais vantagens desse tipo de publicidade são a visibilidade, a geração rápida de leads e um ótimo ROI.
No entanto, vale um aviso: antes de colocar o seu anúncio no ar, realize estudos sobre seu público e a intenção de busca destas personas. Também cheque o volume de busca da palavras, optando por aquelas mais específicas e próximas da conversão.
3 – SEO
SEO também está entre os pilares do Marketing Digital e é um excelente recurso a ser utilizado.
SEO é uma sigla derivada do termo inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização de Mecanismos de Busca. O SEO é uma técnica utilizada para que os sites ou qualquer página web fiquem otimizadas de acordo com os algoritmos do Google e consigam assim, um posicionamento privilegiado no buscador.
Sabendo que as pesquisas por parte dos usuários são realizadas a partir de termos específicos, a metodologia SEO visa colocar esses termos em destaque dentre os primeiros resultados.
Um conteúdo sobre plano odontológico, por exemplo, pode ser otimizado com a palavra-chave plano odontológico pessoa física, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados de uma busca relacionada.
Como o SEO é uma estratégia usada para criar autoridade ao seu negócio, ele é muito vantajoso, pois além de fazer este feito, ainda faz sua marca ganhar no quesito visibilidade.
Sabendo disso, a metodologia deve ser utilizada visando o longo prazo. Algumas formas de otimizar o seu SEO são:
- Criação de conteúdo;
- Link Building;
- URL otimizada;
- Palavras-chave;
- Imagens com atributo ALT.
Conclusão
Ser visto é uma das partes mais importantes para qualquer empresa. Afinal, pessoas compram com quem elas conhecem e confiam. A partir disso, a internet pode ser vista como uma grande vitrine, onde milhares de pessoas passam na frente todos os dias.
Desse modo, a grande sacada é criar maneiras de chamar a atenção dessas pessoas, de forma que elas passem de visitantes a seguidores do seu blog ou site, e assim possam no futuro, se tornarem potenciais consumidores do seu produto/serviço.
Por essa razão, apesar de o Marketing de Conteúdo não ser uma forma infalível de captar clientes — afinal, não há nenhuma fórmula perfeita —, é inegável que os pilares do Marketing Digital não podem (e nem devem) ser ignorados em uma estratégia publicitária.
Portanto, o caminho mais assertivo para obter melhores resultados é realizar testes, pois só assim será possível descobrir na prática, qual tática é mais aceita pelo público a que o negócio pertence. E o mais importante: tudo tem que ser feito de maneira natural, uma vez que ninguém aguenta mais a velha e repetitiva propaganda forçada.