Atualmente, com o aperfeiçoamento dos sites de busca na internet por meio de sistemas inteligentes, aprimorar os recursos de SEO e criar conteúdo relevante na internet faz toda diferença para qualquer negócio.

Contudo, para que estas estratégias de aumento de tráfego e retenção de leads surtam efeito, é necessário gerar engajamento com o público alvo e, para tanto, é necessário um processo que vai além de simplesmente definir como criar conteúdo relevante na internet.

Isto é, não basta produzir, tem que saber como e para quem se produz. Nesse sentido, a gente formulou 8 passos que poderão te ajudar nesse processo. Confere aí:

 

Definição da “persona de marketing”

A primeira coisa a ser feita é definir quem é a “persona” da campanha. A persona de marketing é um personagem desenvolvido na fase de planejamento da estratégia de marketing digital, que tem a função de representar o público alvo.

Para isso, é preciso identificar as necessidades e interesses do público alvo, a fim de que o conteúdo produzido realmente atraia a atenção e surta efeito. Assim, a conversão em lead se torna muito mais fácil.

 

Pensar como o público alvo

Quem produz conteúdo na internet deve pensar como o seu público alvo. Isso significa se colocar na posição da sua audiência, tentar entender o momento do visitante do seu site, o que ele busca e precisa, para então dirigir a sua mensagem diretamente a ele.

Quanto mais direta, intimista e pessoal for a mensagem, melhores serão os resultados.

 

Escreva de forma que qualquer um entenda!

Lembre-se: nem todo mundo possui os seus conhecimentos. O jeito mais simples de falar, muitas vezes, é o que dá mais resultado. Usando palavras fáceis de entender e termos descomplicados, o público compreende e engaja mais fácil com o conteúdo.

SEO nem sempre é o mais importante

Muita gente que produz conteúdo comete um erro bastante comum, que é o de colocar o SEO – Search Engine Optimization acima de tudo. Criam, com isso, textos “engessados”, confusos, que dificilmente serão rankeados no buscador.

É preciso levar em consideração a seguinte pergunta: “Para quem se escreve? Para o Google ou para o público alvo?”

Cuidado com os excessos.

 

Ofereça referências

Muitas vezes, acrescentar links que aprofundem ou revelem aquilo que escrevemos, além de passar maior credibilidade para o texto, ajudam a prender a atenção do visitante no site/blog.

Adicionar links para outros sites de referência no assunto é uma estratégia que ajuda tanto o público interessado no tema, quanto no ranqueamento do site.

 

Trazer o texto para a realidade e atualidade

A contextualização do texto é sempre muito importante, porque ajuda o visitante a entender o tema abordado. Por isso é importante trazer o que se escreve para a atualidade, utilizando exemplos reais do dia a dia ou que saem na mídia.

Essa prática ajuda a impactar o público e, com certeza, facilita o engajamento e conversão dos leads.

 

Aprofunde os assuntos

Nunca um assunto pode ser repetitivo ou mesmo superficial. Sabe aquele texto que vai abordar o que todo mundo já sabe? Se nem a gente o lê, imagine o nosso público!

Deve-se sempre buscar informações novas para tornar o texto mais interessante e rico. A essência do marketing de conteúdo é justamente informar e se destacar. Quanto mais rico for o texto, mais destaque, compartilhamento e engajamento ele terá.

 

Linkagem interna de conteúdos

Você já parou pra pensar que muitos outros conteúdos do seu site ou blog podem deixar de ser vistos por pessoas que não tiveram a oportunidade de acessá-lo? Resolva isso criando links internos na produção de conteúdo atual, que levem o visitante a conhecer, ler e interagir com os demais conteúdos publicados.

Isso também será um bom reforço no trabalho de SEO do seu site.

Caso tenha dificuldade em fazer esta linkagem da forma correta e aumentar o seu tráfego orgânico com seus posts e conteúdos, é recomendável que você procure ajuda especializada de consultoria SEO  em alguma agência. Afinal, a aplicação das técnicas de SEO no conteúdo é algo de extrema relevância para o seu site, e merece todo cuidado possível.

Experimente seguir esse passo a passo e veja como uma pequena mudança pode resultar em números muito melhores!

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