Quando sua empresa começar a criar conteúdo na rede, que engaje, que atraia a atenção e que converta acessos em clientes, você nunca mais vai querer parar.

Este é um caso típico de necessidade de produção de conteúdo: o empresário ou micro empresário resolve abrir o próprio negócio, em um ramo que conhece bem eno qual tem total habilidade para trabalhar. No entanto, os clientes não cairão do céu, e ele terá que atraí-los de alguma forma. E qual a melhor forma? Começando a criar conteúdo!

Contudo, criar conteúdo não é a primeira ideia que surge na cabeça do empresário ou micro empreendedor. A primeira ideia é sempre investir em publicidade nos jornais, revistas, rádios e televisões ou mesmo em sistema ADS, que comporta a publicidade em links do Google, por exemplo.

É uma boa estratégia? Sim, mas não significa que seja eficiente e, muitas vezes, não é a alternativa mais adequada para o tipo de negócio, visto que estamos falando de uma publicidade dirigida a um grupo gigantesco de pessoas, sem o necessário filtro quanto a opiniões, gostos, preferências, procuras e outros. Ou seja, esses recursos não direcionam a publicidade ao público-alvo da sua empresa.

Assim, o dinheiro investido nestes segmentos muitas vezes não apresenta o retorno esperado.

 

Como criar conteúdo pode alavancar os negócios?

Cada tipo de segmento tem o seu público-alvo específico. Uma confecção de roupas esportivas, por exemplo, têm o seu nicho de mercado em atletas, praticantes de esporte, além das pessoas que gostam de se vestir de forma mais leve, esportivamente, sem qualquer camisa ou calça mais justa ou formal.

Esse público, dependendo do material oferecido, estampas, cores, pode ser composto em sua maioria de mulheres e homens com idades entre 18 e 30 anos, ou mesmo, com faixas etárias distintas e diversos tipos de produto focados em cada tipo de experiência e preferências.

Como atrair públicos tão distintos, com gostos peculiares e que compõem este mesmo segmento? Através da criação de conteúdos direcionados a esses públicos.

Deu para perceber a diferença entre criar conteúdo e pagar pela propaganda em um veículo? Com a criação voltada especificamente aos clientes e consumidores daquela marca, se torna mais fácil atingi-los e convertê-los, a fim de que a ação publicitária dê resultados.Assim, é possível criar textos diversos, para, por exemplo, cada tipo de roupa que a confecção fabrica, e descrevê-las em relação a caimento, cores, vantagens na prática esportiva diária, aderência, mobilidade, ventilação, dentre outras. E, claro, as variedades de cores e estampas que sempre são uma forma de atrair a preferência do público.

A diferença é que não se gasta tanto como em um comercial para televisão ou spot de rádio. Os lucros são maiores, mais garantidos e focados diretamente no público em potencial, que vai realmente parar para prestar atenção na divulgação e comprar o produto, em vez de ver, ouvir, gostar e não comprar nada.

Criar conteúdos é uma solução inteligente, mais barata e mais eficiente quando se pretende atingir o público alvo do segmento com mais facilidade e eficiência. Se torna uma prática obrigatória principalmente com as redes sociais, cada vez mais em voga, com um público curioso e ávido por informação e conteúdos.

Que tal repensar sua estratégia de marketing com o conteúdo certo? Não sabe como fazer? Calma, a gente te explica um pouco mais:

Como criar conteúdo de forma correta e bem sucedida?

O primeiro passo é ter em mente o tipo de pesquisa que o seu público faz quando procura o seu produto na internet. Palavras-chaves e termos de pesquisa se tornam ferramentas indispensáveis na produção destes conteúdos, podendo ser obtidos diretamente com o Google,  por meio de aplicativos como o Google Trends ou Google Analytics, por exemplo.

Claro, esta não é a única forma de se obter respostas quando o assunto é a preferência e gostos desse público. A pesquisa é um pouco mais abrangente, tendo em vista que existem ainda os relatórios de canais de vendas específicos, como o próprio e-commerce, site, Fanpage, canal no Youtube, dentre outros.

São apontamentos como páginas mais vistas, produtos mais clicados, horários de pesquisa e consulta mais frequentes, além de sexo, idade, localidade, preferências e outros recursos que, a medida que o seu público-alvo passa, deixam “pegadas” de suas vontades e necessidades.

Sem contar os relatos que dão conta da experiência do usuário, que ao longo do tempo de serviços prestados, também se tornam um material de apoio importante e indispensável para criar conteúdo.

Criar conteúdo para cada perfil de cliente!

Toda esta pesquisa, juntamente com os materiais coletados, já serve para conhecer um pouco mais o público alvo e, com isso, criar diferentes grupos com base nos perfis de cliente que o seu negócio possui. Tudo isso de forma que facilite à equipe de marketing criar conteúdo para cada tipo de consumidor, aumentando o potencial de vendas e engajando esse perfil com a marca, de forma que haja confiabilidade e fidelização.

Criar conteúdo em texto, vídeo, arte e áudio conforme a necessidade, interesse e objetivo da empresa. Conforme o público e as formas de interação, uma produção textual caprichada pode representar o sucesso em vendas tão esperado e que parecia tão difícil de ser alcançado.

Tudo, é claro, vai depender de como se conhece esse segmento e do quanto se está disposto a investir no público-alvo, conhecendo cada tipo de perfil e, assim, direcionando a peça que melhor convém ao público que vai prestar atenção e consumir.

Criar conteúdo com a Conteúdo Expresso

Uma vez criado esse vínculo com o seu público alvo, é necessário dar continuidade à produção deste conteúdo, para cada perfil de consumidor que se possua. Desta forma, o processo de se criar conteúdo deve ser contínuo, mas como harmonizar esse processo com as outras demanda da empresa?

Muitas vezes, os custos são bem altos ao se contratar profissionais para esta atividade. A solução é contratar uma agência especializada, que possa ajudar de verdade nesse processo. A Conteúdo Expresso é uma plataforma séria, que oferece criação de conteúdos diversos nos mais variados segmentos e por um valor de investimento que cabe no seu orçamento.

Se ainda tem alguma dúvida, entre em contato. Teste, experimente e comprove o quanto criar conteúdo pode melhorar – e muito – o seu negócio.

 

Escrito por:


Juliano Franco Duarte
CTO – Conteúdo Expresso