Você sabe por que o design de logo é tão importante para uma empresa? Veja só! Ao criar uma empresa, o empreendedor busca sempre reconhecimento e fidelidade do seu público, mas para que isso seja possível, ele precisa ser conhecido. E o primeiro passo para que ele seja conhecido, é através da marca, e forma de representação da sua marca, é através do logo.
Por isso, um ditado muito popular, pode ser aplicado facilmente no processo de design de logo, que é: “A primeira impressão é que fica”! Já que essa é a forma com que a empresa será reconhecida pelos seus consumidores.
Caso a primeira impressão não seja boa, você não terá uma segunda oportunidade. O pensamento do cliente é que se o empreendedor não teve o cuidado de cuidar da sua imagem, o que fará com o produto/serviço que está sendo comercializado por ele.
A marca representa toda a identidade da empresa, é a forma que ela deseja se apresentar ao seu público, o que inclui o logo, as cores escolhidas, toda a decoração, o estilo, e até mesmo o atendimento aos clientes. Por isso que o conceito de marca vai muito além do que o logo, pois ele carrega toda a percepção do público sobre a marca.
Por que se preocupar com o design de logo?
O logotipo é parte fundamental do processo de criação de uma marca, pois é através dele que a sua marca será identificada pelos consumidores.
Ele pode conter apenas texto, ou símbolos, ou misturar um pouco de cada. E se preferir, pode conter uma frase que seja marcante para sua empresa, e que ajudará seus clientes na identificação e busca.
É importante que no design de logo ela seja concebida para uma fácil memorização e identificação, pois dessa forma as chances são maiores de que o seu cliente consiga lembrar da sua marca.
Pense em marcas famosas, e veja que a primeira lembrança da sua memória é o seu logotipo. Vamos deixar alguns exemplos de marcas para que você correlacione com os logos:
- Mc Donald’s
- Reserva
- Apple
- Coca Cola
Para que seu logo seja marcante, alguns cuidados são necessários. E principalmente preste atenção aos detalhes, pois ali o resultado entre o design extraordinário e algo comum, que pode ser facilmente confundido com outra empresa.
Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha um resultado incrível!
07 dicas importantes para o design de logo
Primeiramente, para que você tenha resultados incríveis no design de logo, você precisa que ele seja:
- Atraente;
- Atemporal;
- Fácil memorização;
- Funcionar em multicanais;
- Englobar a identidade da marca;
Agora que você tudo que o seu logotipo deve conter, vamos as dicas! Mas antes, conheça este criador de logo!
- Mensagem transmitida pelo logo
Tenha uma ideia central no momento da criação do logo, e pense em qual a mensagem que a empresa deseja transmitir aos seus clientes. Como ela quer ser reconhecida? Qual a imagem que ela deseja que seus clientes tenham ao se deparar com o logo?
A identidade visual precisa refletir a personalidade e identidade da empresa, além do seu estilo, vocação e valores, e sempre estar relacionada ao segmento do negócio. Imagina ter um logo com um donuts mordido, em uma empresa que comercializa produtos de ferragens? Não iria funcionar!
- Nome
É importante que o nome escolhido seja de fácil lembrança, e que seja simples de entender! Ele deve remeter diretamente ao negócio da empresa, seja ao produto ou ao serviço prestado.
- Público-alvo
O público-alvo do seu negócio deve ser pesquisado com atenção, para que seja possível traçar um perfil e determinar quais as preferências daquele perfil em especial, ou dos perfis, pois as vezes é possível ter mais de um perfil de público-alvo.
Pense em uma farmácia, dependendo da sua localidade, ela pode ter 1 ou mais grupos de perfis, onde cada um deles tem uma faixa etária, interesses e gostos diferenciados entre si. Por isso, é importante conhecer cada um deles, para determinar qual o design de logo atenderia a eles.
- Escolha das cores e elementos gráficos
Com o público-alvo traçado, chegou o momento da escolha da paleta de cores e dos elementos gráficos que o logotipo será criado. Estude as cores baseado nos perfis que foram traçados anteriormente, pois as cores afetam de forma diferente as pessoas, principalmente em relação à faixa-etária.
As cores mais chamativas normalmente são utilizadas para atrair um público mais jovem, enquanto cores mais sóbrias, são utilizadas para um público mais experiente.
- Estilo da fonte
A tipografia da sua marca precisa “caminhar” junto com o estilo traçado para seu logotipo. As fontes que possuem serifa (que são traços mais alongados nas extremidades), são utilizados para conotar sofisticação e tradicionalidade. Já aquelas que não possuem serifa, são utilizadas para transmitir clareza, modernidade e leveza.
- O que deve ser evitado?
Existem diversos pontos que devem ser evitados no design de logo, como:
- Evite exageros;
- Não coloque muitas informações que possam carregar o logo;
- Ele deve ser pensado para a utilização em diversos tamanhos (jornal, revista, cartão de visita, site, entre outros);
- Não utilize uma tipografia complexa para a leitura;
- Evite modismos, crie um logotipo com personalidade.
- Manual de identidade visual
Ao finalizar a criação do logotipo, é importante que o manual de identidade visual seja enviado junto, pois ele será utilizado como uma forma de parâmetro visual para sua marca.
Nele estarão contidas informações sobre o tamanho, as proporções e aplicação do logo, bem como a tipologia utilizada e a paleta de cores.