Você sabe por que o design de logo é tão importante para uma empresa? Veja só! Ao criar uma empresa, o empreendedor busca sempre reconhecimento e fidelidade do seu público, mas para que isso seja possível, ele precisa ser conhecido. E o primeiro passo para que ele seja conhecido, é através da marca, e forma de representação da sua marca, é através do logo. 

Por isso, um ditado muito popular, pode ser aplicado facilmente no processo de design de logo, que é: “A primeira impressão é que fica”! Já que essa é a forma com que a empresa será reconhecida pelos seus consumidores. 

Caso a primeira impressão não seja boa, você não terá uma segunda oportunidade. O pensamento do cliente é que se o empreendedor não teve o cuidado de cuidar da sua imagem, o que fará com o produto/serviço que está sendo comercializado por ele. 

A marca representa toda a identidade da empresa, é a forma que ela deseja se apresentar ao seu público, o que inclui o logo, as cores escolhidas, toda a decoração, o estilo, e até mesmo o atendimento aos clientes. Por isso que o conceito de marca vai muito além do que o logo, pois ele carrega toda a percepção do público sobre a marca. 

Por que se preocupar com o design de logo? 

O logotipo é parte fundamental do processo de criação de uma marca, pois é através dele que a sua marca será identificada pelos consumidores. 

Ele pode conter apenas texto, ou símbolos, ou misturar um pouco de cada. E se preferir, pode conter uma frase que seja marcante para sua empresa, e que ajudará seus clientes na identificação e busca

É importante que no design de logo ela seja concebida para uma fácil memorização e identificação, pois dessa forma as chances são maiores de que o seu cliente consiga lembrar da sua marca. 

Pense em marcas famosas, e veja que a primeira lembrança da sua memória é o seu logotipo. Vamos deixar alguns exemplos de marcas para que você correlacione com os logos: 

  • Mc Donald’s
  • Reserva
  • Apple
  • Coca Cola

Para que seu logo seja marcante, alguns cuidados são necessários. E principalmente preste atenção aos detalhes, pois ali o resultado entre o design extraordinário e algo comum, que pode ser facilmente confundido com outra empresa. 

Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha um resultado incrível! 

07 dicas importantes para o design de logo  

Primeiramente, para que você tenha resultados incríveis no design de logo, você precisa que ele seja: 

  • Atraente;
  • Atemporal;
  • Fácil memorização;
  • Funcionar em multicanais;
  • Englobar a identidade da marca;

Agora que você tudo que o seu logotipo deve conter, vamos as dicas! Mas antes, conheça este criador de logo!

  1. Mensagem transmitida pelo logo

Tenha uma ideia central no momento da criação do logo, e pense em qual a mensagem que a empresa deseja transmitir aos seus clientes. Como ela quer ser reconhecida? Qual a imagem que ela deseja que seus clientes tenham ao se deparar com o logo? 

A identidade visual precisa refletir a personalidade e identidade da empresa, além do seu estilo, vocação e valores, e sempre estar relacionada ao segmento do negócio. Imagina ter um logo com um donuts mordido, em uma empresa que comercializa produtos de ferragens? Não iria funcionar! 

  1. Nome 

É importante que o nome escolhido seja de fácil lembrança, e que seja simples de entender! Ele deve remeter diretamente ao negócio da empresa, seja ao produto ou ao serviço prestado. 

  1. Público-alvo

O público-alvo do seu negócio deve ser pesquisado com atenção, para que seja possível traçar um perfil e determinar quais as preferências daquele perfil em especial, ou dos perfis, pois as vezes é possível ter mais de um perfil de público-alvo. 

Pense em uma farmácia, dependendo da sua localidade, ela pode ter 1 ou mais grupos de perfis, onde cada um deles tem uma faixa etária, interesses e gostos diferenciados entre si. Por isso, é importante conhecer cada um deles, para determinar qual o design de logo atenderia a eles. 

  1. Escolha das cores e elementos gráficos

Com o público-alvo traçado, chegou o momento da escolha da paleta de cores e dos elementos gráficos que o logotipo será criado. Estude as cores baseado nos perfis que foram traçados anteriormente, pois as cores afetam de forma diferente as pessoas, principalmente em relação à faixa-etária. 

As cores mais chamativas normalmente são utilizadas para atrair um público mais jovem, enquanto cores mais sóbrias, são utilizadas para um público mais experiente. 

  1. Estilo da fonte

A tipografia da sua marca precisa “caminhar” junto com o estilo traçado para seu logotipo. As fontes que possuem serifa (que são traços mais alongados nas extremidades), são utilizados para conotar sofisticação e tradicionalidade. Já aquelas que não possuem serifa, são utilizadas para transmitir clareza, modernidade e leveza. 

  1. O que deve ser evitado?

Existem diversos pontos que devem ser evitados no design de logo, como: 

  • Evite exageros;
  • Não coloque muitas informações que possam carregar o logo;
  • Ele deve ser pensado para a utilização em diversos tamanhos (jornal, revista, cartão de visita, site, entre outros);
  • Não utilize uma tipografia complexa para a leitura;
  • Evite modismos, crie um logotipo com personalidade.
  1. Manual de identidade visual

Ao finalizar a criação do logotipo, é importante que o manual de identidade visual seja enviado junto, pois ele será utilizado como uma forma de parâmetro visual para sua marca. 

Nele estarão contidas informações sobre o tamanho, as proporções e aplicação do logo, bem como a tipologia utilizada e a paleta de cores.