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Venda seus textos

Agora você pode ofertar a criação de conteúdos para pequenas e grandes empresas.

Como participar do Conteúdo Expresso?

É preciso criar uma conta gratuita na plataforma. Os vinte primeiros anúncios de conteúdos podem ser postados de forma free. Caso queira mais chances e espaço para vender outros textos e aumentar sua autoridade no meio, o conteudista pode fazer assinatura do plano VIP.

É claro que quanto mais artigos oferecidos, maiores são as possibilidades de se fazer notado e, também, de alguma empresa se interessar pelo que você produz.

Vantagens

Vender aquele conteúdo parado

Muitos freelancers têm alguns artigos já escritos, mas não conseguem vendê-los por não poderem apresentá-los aos possíveis clientes. Outras vezes, podem ainda estar guardados em um portfólio, que no entanto não tem a visibilidade necessária para garantir sua comercialização. Nesse caso, infelizmente, se aplica aquela máxima: O que não é visto, não é lembrado.

Essa é, portanto, uma ótima oportunidade de fazer com que seu conteúdo seja visto! Mas atenção: seu conteúdo não pode estar indexado no Google para não correr o risco de ser acusado de plágio.

Poder escolher o valor do texto

A plataforma tem 3 possibilidades de venda, como já mencionado acima. Todas elas possibilitam ao próprio autor do texto decidir o quanto vai cobrar pelo que escreveu (ou o que irá escrever).

Com isso, você não precisa aceitar os preços injustos de alguns sites que reforçam o modo de colocar o menor preço possível nos textos, fazendo com que alguns profissionais trabalhem quase de graça.

Valorizar o trabalho do conteudista

Esse método tende a valorizar ainda mais o trabalho que o conteudista tem ao criar seus textos de qualidade. Ele vai contra a ideia de que um profissional precisa aceitar receber pouco para conseguir ter oportunidade no mercado.

Ao ter a opção de colocar um preço justo no job, o processo é simples: você só aceita um valor mais baixo nele se você realmente quiser.

Lidar com a concorrência menor

Como é você mesmo quem opta por descrever a pauta e elaborar seu conteúdo, a possibilidade de ter outro texto com o mesmo assunto, os mesmos tópicos, a mesma persona, a mesma quantidade de palavras é mais difícil. Mas ainda que exista, a concorrência tende a ser bem mais baixa que em plataformas que trabalham com o tipo de leilão inverso (ganha quem oferta o preço mais baixo).

Quem está no início da carreira também pode tirar um grande proveito disso, devido à dificuldade em ter seus textos publicados em blogs, revistas e jornais, ou em conseguir oportunidades para que olhem para o seu trabalho.

Construir autoridade na profissão

Ter a oportunidade de escrever textos para a web é muito gratificante, ainda que isso se dê por meio de um trabalho ghostwriter. Há, diariamente, ocasiões favoráveis para que se aprenda sobre uma quantidade absurda de assuntos, e ainda pode-se ter a satisfação de estar ajudando alguém, seja o cliente ou algum leitor que se depare com o texto para tirar uma dúvida.

Todavia, nem sempre o conteudista pode construir a própria autoridade e trabalhar com o marketing pessoal. Seu nome não é tão conhecido e, por esse motivo, há uma dificuldade maior ao agir com independência total.

Na plataforma, ainda que às vezes os textos vendidos não sejam publicados com a assinatura do autor, não deixa de ser uma forma de se fazer aparecer e se tornar conhecido de alguma maneira. Porém, esse detalhe de ter o nome no texto pode ser acordado entre você e o comprador. Existe uma opção na plataforma por meio da qual você dará essa informação.

Ter a oportunidade de escrever sobre o que tem mais facilidade

Pelo fato de você, conteudista, poder fazer as sugestões dos textos que queira vender, você pode escolher escrever sobre aquilo que tem mais facilidade e que tem grande conhecimento no assunto. Dessa forma, possivelmente seus artigos terão qualidade maior que teriam se fosse solicitado um tema sobre o qual você não tivesse tanto domínio.

Mostrar o seu potencial ficará mais fácil e você terá mais chances de prospectar novos clientes e aumentar sua reputação nesse mercado.

Dúvidas Frequentes

Quanto posso receber de cada texto?

O próprio redator estipula o quanto vale cada produção sua, com base na dificuldade da pesquisa, na quantidade de palavras etc. Isso é bem subjetivo. A empresa pode pedir uma negociação também. Porém, o redator tem todo o direito de negar, caso não ache proveitoso.

Os textos são escritos como ghostwriter?

Existem as duas opções. Você poderá fazer a proposta de vender textos com sua assinatura, caso assim queira, ou não. É só você informar no cadastro da pauta.

Tenho textos no meu portfólio que ninguém postou ainda. Posso vendê-lo no Conteúdo Expresso?

Se seu portfólio estiver com o conteúdo indexado no Google, não. Pois os robôs do mecanismo de busca vão considerar como conteúdo duplicado. Entenda mais sobre o assunto lendo este artigo.

Tenho textos no meu portfólio que ninguém postou ainda. Posso vendê-lo no Conteúdo Expresso?

Se seu portfólio estiver com o conteúdo indexado no Google, não. Pois os robôs do mecanismo de busca vão considerar como conteúdo duplicado. Entenda mais sobre o assunto lendo este artigo.

Como consigo clientes pela plataforma?

Existem dois meios.

No primeiro, será pela publicação do anúncio de pauta. Ela precisa conter o máximo de informações possíveis (assunto, tópicos a serem explorados, quantidade de palavras, persona, etapa do funil etc), pois é ela quem vai atrair seus clientes. Esse texto pode já estar escrito ou, ainda, ter a possibilidade de ser produzido por você. Em seguida, é só esperar a empresa entrar em contato com você que pode ser pelo chat da plataforma, ou acessando o seu site e contatos.

A outra forma é encontrando solicitações de clientes para textos com assuntos sobre os quais você esteja apto a escrever.