Written by 12:15 pm Destaque, Negócios Views: 328

Como as práticas Kanban vão ajudar na gestão dos seus negócios

Com o mercado cada vez mais exigente, a digitalização e o desenvolvimento da tecnologia trouxe novas tendências que agregaram aos modelos de trabalho mais tradicionais. 

De tal forma, o foco pela melhor estratégia de inovação se torna também perspicaz em relação às altas demandas, mesmo que diante de produções e performance cada vez mais rápidas. 

O ambiente 4.0 atingiu as empresas em uma etapa de renovação que envolveu não apenas as áreas mais técnicas, mas também mais administrativas, a fim de otimizar cada vez mais o processo de gestão. 

Dentre as novas tendências que surgiram para otimizar a estratégia de funcionamento interno dos negócios, as metodologias ágeis tomaram destaque.

Como fica implícito no nome, trata-se de métodos práticos visando a gestão de projetos em busca de resultados rápidos e de qualidade. Além disso, dentro de tais metodologias, o gerenciamento deve acontecer com a supervisão de líderes que, através de soluções ágeis, têm a visão completa do desenvolver de cada projeto realizado pela operação.

Isso é possível graças às ferramentas digitais que permitem acesso a cada um dos projetos, e seus passos dentro de cada setor da empresa. Com facilidade e rapidez, líderes podem não apenas administrar a organização de seu time, mas também ter melhor noção do que está ou não, funcionando dentro da estratégia atual.

Neste blog vamos falar sobre as práticas Kanban como foco de evolução e melhoria dentro dos processos internos de inovação em empresas de alta performance.

Conheça o sistema Kanban!

O método Kanban nasceu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, desenvolvido por Taiichi Ohno. Diante de um momento tão delicado para o país, a demanda na indústria automobilística fez com que um novo sistema de produção fosse criado.

Com isso, surgiu o sistema Kanban – cuja palavra japonesa significa “cartões”, ou “sinal”. O objetivo desse novo método era supervisionar, gerenciar e controlar o fluxo de tarefas que aconteciam em cada etapa da produção, evitando qualquer possível desperdício, além de otimizar ainda mais o tempo para que as entregas pudessem ser feitas em alta escala. 

Assim, o método passou a ser conhecido como um modelo organizacional de gestão visual, que oferece controle de tarefas para sua equipe de trabalho de maneira interativa para qualquer setor.

Antes da digitalização, a ideia inicial era utilizar cartões coloridos (como post-its) em um quadro que permitia controlar o estoque da produção. Hoje, com a transformação digital e ferramentas ágeis, é possível realizar esse gerenciamento através do computador, onde todos podem ter acesso instantâneo.

A metodologia Kanban é muito conhecida por seu uso na área de tecnologia, porém, por sua versatilidade e amplitude, pode ser utilizada em diversas áreas do mercado!

Isso é possível porque o método possibilita o controle e a visualização do fluxo de trabalho dentro de todos os contextos, porém há três tipos mais comuns de uso da ferramenta.

São eles:

  • Kanban de produção;
  • Kanban de movimentação
  • Kanban digital.

O intuito desse método é trazer melhor performance não só para a empresa, mas também para sua força tarefa. Dispondo da melhor oportunidade para que possam operar com agilidade e eficácia tanto na idealização de um projeto, quanto na execução.

O Quadro Kanban pode ser personalizado de acordo com a demanda de cada equipe ou setor, mas dentre as etapas mais comuns podemos encontrar “To do” (Pendente), “Doing” (Fazendo) e “Done” (Feito). 

Por conta dessa transparência em relação às etapas dos processos, fica mais fácil para que líderes de todos os setores possam compreender o andamento dos projetos simultaneamente.

A metodologia Kanban possibilita gerenciar o fluxo e o tempo de trabalho, além de equilibrar e organizar todos os processos sem que nenhuma atividade precise ser interrompida por outras.

Dentre seus benefícios podemos destacar:

  • Melhoria na distribuição de tarefas;
  • Comunicação Integrada;
  • Visão geral das tarefas;
  • Tarefas mais claras e com ordem de prioridade.

Além disso, o Kanban é um método que pode agregar maior dinamismo entre seu time, transformando o ambiente de trabalho em um lugar mais colaborativo e de maior independência. É ótimo para quem trabalha com produção de textos.

Para facilitar, o uso de tecnologias inteligentes podem ajudar seu time e sua operação a criar uma estratégia onde o uso do quadro Kanban seja digital e de fácil acesso para todos.

Transforme seus negócios com a melhor tecnologia!

Agora que sabemos tudo sobre Kanban, partindo das metodologias ágeis e transformação digital, é hora de escolher a solução certa para a cultura da sua empresa.

Para isso, é inevitável pensar na escolha de ferramentas ágeis que proverão o melhor desempenho da sua equipe de maneira rápida e estratégica. Com isso, é necessário buscar opções que sejam positivas para seus processos estratégicos e de inovação, além de, principalmente, estar alinhado com a cultura que sua empresa representa.

(Visited 328 times, 1 visits today)
Close